segunda-feira, 20 de junho de 2011

Sorrisos e Lágrimas


Se me perguntarem o que é mais válido entre um sorriso ou uma lágrima, te respondo sem titubear, uma lágrima vale mais. Caro leitor você deve ter ficado bem encucado com essa afirmativa, deve pensar, este sujeito é maluco, pois bem, segue a explicação. O sorriso é sempre muito barato, o sorriso pode não exprimir o que realmente uma pessoa está sentindo, existem teses, que comprovam clinicamente que grande parte dos suicidas estava sempre sorrindo, aparentemente felizes e que só mostravam seu verdadeiro estado de espírito ao cometer tamanha insanidade, atentar contra a própria vida. O sorriso tem várias faces que não o justificam como um bom preceito, cinismo, um simples ato de simpatia forçada ou até mesmo uma resposta a uma pergunta da qual você não sabe responder, sim, o sorriso é a melhor resposta e o melhor dos esconderijos,  mera expressão de fora pra dentro.
Já as lágrimas costumam ser bem mais sinceras, ninguém chora por opção, como por exemplo sorri, nas lágrimas, salvo em algumas poucas ocasiões. Uma lágrima morna, cura, ensina a ultrapassar limites emocionais e ensina a viver. É através dela, quando se apresenta sofrida “chorada”, é que o homem cresce como pessoa, as lágrimas moldam o caráter e expressam o que há de mais profundo.  Fazem um caminho do interno para o externo e quando expressadas pela felicidade são sempre mais profundas do que o sorriso, uma lágrima de felicidade vem da alma, da vitória sofrida. Um choro de alegria que se encontra com um sorriso é o sinal mais belo de que a tristeza foi vencida e de que o próprio homem superou suas dores e limitações, e se tiver que ser sorriso, tudo bem, que seja emocionado.

Um comentário:

  1. Léo... amei esse texto. Sinceramente, concordo com você. Quantas vezes as pessoas sorriem, apenas por educação, e por nossas costas, nos traem, nos magoam? Já uma lágrima... ah, uma lágrima... Uma lágrima é um transbordar de emoção, é uma alegria doída, sincera, verdadeira. Já vi gente chorar de emoção, de vitórias conquistadas... é muito linda essa visão. Não páre de escrever, Léo... Não páre NUNCA de nos brindar com esses lindos textos. Que Deus abençoe seu talento.

    Andreia Sieczko

    ResponderExcluir